sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MUTO bonito, um OLHO?

Fenômeno natural, halo solar é visto pelos moradores de Brasília e Goiás Além de ser observado no DF, o halo é visto também em Goiás


Halo em torno do sol é observado no céu de Brasília. (Marcello Casal Jr/ABr)
Halo em torno do sol é observado no céu de Brasília.


Os moradores do Planalto Central estão sendo os únicos a visualizar o fenômeno do halo solar que está ocorrendo desde às 11h desta sexta-feira. O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão para que o grande círculo no céu deixe de ser visto. O Inmet informou ainda que hoje o fenômeno poderá ser observado somente no Distrito Federal, pois para ocorrer depende da quantidade de cristais de gelo presente nas nuvens, o que naturalmente dificulta a visualização em várias outras localidades.

De acordo com um dos meteorologistas do Inmet, Manoel Rangel, o fenômeno natural não significa que irá chover. "Com halo ou sem halo, ele aparecendo ou não, uma situação não tem nada a ver com a outra. O evento pode ocorrer durante todo o ano, mas é comum durante a passagem do inverno para a privamera". Ele diz que a temperatura sentida pelos brasilienses não interfere na formação do halo. "Nós estamos bem à baixo da camada mais fria da atmosfera, então o que sentimos, seja calor ou frio, não tem nehuma relação com o fenômeno observado".

O Inmet informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. "Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos", explica Rangel.
 
*Com informações: http://www.EM.com.br (ESTADO de MINAS)
 
.....
Nota desse Blogueiro: Já presenciei tal fenômeno, tão belo quanto, entretanto na ocasião era gerado pela Lua. Só vi isso, presencialmente, uma vez na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário