domingo, 8 de maio de 2011

Aprenda identificar a MENTIRA


De pequenas mentiras inocentes a omissões capazes de destruir nações, a mentira sempre esteve presente, tanto quanto a verdade. A mentira inocente tem uma história fértil, a vasta maioria da humanidade, quase todo o tempo, mente para nós. E, por que não? É bem mais fácil, cria uma atmosfera de confiança e favorece uma sociedade estável. Mas vez ou outra você tem uma incômoda suspeita de que a pessoa do outro lado não está usando de honestidade com você.

Todo mundo gostaria de saber como pegar os mentirosos no ato... de fato, embora este artigo tenha dicas ótimas, você pode encontrar mais informação ainda em Bust Liars: Torne-se Um Detector Humano De 

Mentiras. Este livro dirá a você tudo o que você precisa saber sobre captar aqueles sutis sinais que os mentirosos não podem evitar mandar.
Então, como você sabe se alguém está mentindo para você? Antes de desenvolvermos este ponto, há duas perguntas que precisamos fazer.

A primeira pergunta é: você realmente quer saber? Algumas pessoas tornam-se voluntariamente cegas e aceitam uma mentira como um fato apenas porque a verdade pode ser dolorosa demais para ser encarada.
Por outro lado, algumas pessoas estão tão desesperadas para acreditar que a verdade dolorosa é uma mentira, que verão "sinais de mentiras" onde na verdade eles não existem.

O primeiro passo para descobrir uma mentira, então, é estar consciente dos seus sentimentos pessoais acerca do assunto. Em outras palavras, qual é o seu envolvimento nesta possível mentira?

A segunda questão é: por que esta pessoa iria mentir para você? O que está em jogo aqui? Talvez esta pessoa esteja com medo de ser punida, ou da perda da capacidade de conseguir o que deseja (por exemplo, sua empresa), ou, ironicamente, a pessoa pode estar com medo de perder a sua confiança.

Para ser verdadeiramente preciso em colocar uma mentira a descoberto, você deve estar ciente das motivações da outra pessoa em mentir para você, incluindo o que você poderia fazer se soubesse a verdade.
Um exemplo disto é uma criança mentindo para os pais para evitar ser posta de castigo: a criança está desesperadamente evitando a punição que tem certeza que a verdade poderia trazer. Os pais, cientes disto, estão em uma posição melhor para sondar a mentira da criança.

Então, você quer saber, tem certeza de que a outra pessoa tem um motivo e tem a sensação de que ela está ocultando a verdade? Vamos testar esta teoria...com ciência.
  1. Saiba como a pessoa fala normalmente. O primeiro passo para ler a linguagem corporal de um mentiroso é conhecer os seus hábitos conversacionais normais, diários - o olhar normal, movimentos da mãos e do corpo durante uma conversação agradável, em que não há pressão ou mentira. Isto permitirá a você detectar variações quando ocorrer uma mentira, sem confundir uma pessoa naturalmente desajeitada, ou tímida, com um mentiroso crônico.
  2. Observe como o estresse influencia seus padrões. É bem conhecida a dificuldade de apontar a diferença entre uma pessoa que foi posta em evidência (isto é, sob estresse e pressão) e um mentiroso contumaz. Isto é porque a maioria dos sinais reveladores da mentira são baseados no fato de que mentir é um evento estressante para o corpo e para a mente - ao que parece, os humanos não foram feitos para distorcer a verdade, e forçar esta situação tem repercussões reconhecíveis.
  3. Procure os sinais. Esta é uma lista das "manifestações" mais comuns de uma pessoa que está tentando mentir. Novamente, lembre-se de que a maioria destes sinais ocorrem quando a pessoa está se sentindo estressada pela conversação.
  4. Pouco ou nenhum movimento corporal. Às vezes a pessoa vai "congelar", quase sem encarar o outro, e vai se mover o menos possível durante a mentira. Alternativamente, algumas pessoas podem tentar lutar contra esta reação, sendo muito dramáticas e movimentando o corpo bem mais do que o normal para tentar "vender" a mentira.
  5. Ausência de contato visual. Imensas quantidades de informação passam através do contato visual, e a maioria das pessoas têm momentos extremamente difíceis mentindo para alguém, ao mesmo tempo em que olha diretamente nos olhos deste alguém. Às vezes isto só vai ocorrer no momento da mentira, um rápido olhar para o chão ou para o lado. Repetindo, algumas pessoas tentarão vender a mentira fazendo e sustentando o contato visual ferozmente, muito mais do que o usual.
  6. Gestos originados do estresse (piscar rapidamente, arranhar, coceira, engolir em seco, impaciência, etc). Quando descoberta, uma decepção traz muito mais risco de punição do que simplesmente dizer a verdade, e as pessoas compreendem isto. Esta situação incômoda as deixa desconfortáveis, e elas agem de acordo.
  7. Olhar para cima e para a direita. A pessoa olhar para cima e para a direita estimula a parte do cérebro associada com a imaginação (isto é, combinar as coisas), enquanto a pessoa olhar para cima e para a esquerda estimula a parte do cérebro associada com a recuperação de memórias (isto é, dizer a verdade). Você pode aplicar esse conhecimento assistindo à reportagem acima: Primeira reportagem sobre o ET de Varginha no Fantástico (ano 1996). Lá é possível assistir a diversos depoimentos e perceber quem diz a verdade e quem diz a mentira.
  8. Tocar o nariz e cobrir a face/boca. Hábitos da infância, estes gestos são uma tentativa inconsciente de "recobrir" a mentira, e colocar distância entre o mentiroso e você.
  9. Elevação do timbre de voz. Outro produto do estresse, a voz da pessoa que mente se tornará mais fina e irá guinchar. Isto deverá chamar bastante a atenção se você está familiarizado com a voz normal desta pessoa.
  10. Olho arregalado, olhar inocente. Outro produto das lorotas infantis, baseado no simulador de inocência "quem, eu?", em geral associado com uma criança negando que colocou a mão dentro do pote de biscoitos enquanto ela realmente ainda está lá.
  11. Uma pausa significativa na fala. A maioria das pessoas não tem a habilidade de sair-se com uma ficção plausível em um instante, assim precisam tirar um momento para pensar em alguma coisa. Isto resulta em uma pausa, geralmente logo antes da mentira em si, enquanto elas desesperadamente procuram por alguma outra coisa que não a verdade. Um questionamento cuidadoso revelará variações em sua história, porque uma ficção consistente é difícil de lembrar, ao passo que eventos reais normalmente são fáceis de recordar.
  12. Mentir por omissão. Às vezes uma mentira acontecerá por não dizer - isto é, a pessoa que está mentindo omite uma parte importante da informação de uma sentença que, de outra forma seria verdadeira. No entanto, esta omissão, na mente do faltoso, envenena a sentença verdadeira, tornando-a equivalente a uma mentira. Os sinais acima ainda estarão presentes, com a adição de sinais mais óbvios depois que a pessoa terminou de falar. (Exemplo:depois de falar de maneira relativamente verdadeira, a pessoa fica silenciosa e imediatamente olha para longe, cobrindo a boca e enervando-se).
  13. Pergunte. Uma manobra arriscada, porque a pessoa que estiver dizendo a verdade pode ficar mortalmente ofenda. Às vezes, no entanto, o mentiroso se apresentará diretamente se tiver a chance, porque percebe que  continuar a mentir quando você sabe que é isto que ela está fazendo seria muito pior do que simplesmente admitir a mentira.
  14. Acredite em sua intuição. Observe que eu disse "intuição" e não "desejo". A maioria das pessoas é equipada com um bom "detector de mentiras", e se você der crédito ao seu detector ele em geral poderá indicar-lhe o caminho com segurança. Mas, algumas pessoas poderão querer acreditar que estão mentindo para elas, e confundem este desejo com "uma sensação visceral". Então, antes de começar a acusar alguém de estar mentindo, procure ter certeza de que você não está tentando projetar seu desejo em uma pessoa inocente.
Utilizando os passos acima, você deverá ser capaz de determinar a diferença entre uma mentira e a verdade, em grau bem mais acurado. E apesar de que talvez não possamos ter uma resposta sobre como definir a verdade com certeza, ao menos seremos capazes de dizer se a outra pessoa sente-se como se estivesse mentindo...e o que parece ser uma mentira, provavelmente é uma mentira.

Boa sorte!

Precaução:
Procurar mentiras obssessivamente renderá a você muitas... às vezes algumas que nem estão realmente lá.
A crença de que todo mundo sempre diz a verdade não produzirá uma atmosfera de confiança.
Enquanto você está procurando uma mentira em alguiém, ele pod estar procurando por uma em você!

Dicas Rápidas
:
Esteja atento a contato visual incomum – demais, ou muito pouco.
Mentirosos profissionais podm corrigir quase todos os sinais “denunciantes”, então seja cauteloso
Na dúvida, pergunte.

Por: Teresa Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário