terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bagaço da UVA previne envelhecimento precoce!

Bagaço da uva previne câncer e envelhecimento precoce  

Pesquisa apresentada na USP mostra efeitos benéficos de bebida à base de farinha dos restos do suco de uva sobre o estresse que ocorre nas células e com potencial para prevenir alguns tipos de câncer


Sabe aquela fórmula mágica que será capaz de deixá-lo mais saudável e, ainda, evitar rugas que chegam antes do tempo? Não é conto de fadas, de filme e nem do vigário. A fonte da juventude existe e foi comprovada pela nutricionista Marcela Piedade Monteiro em sua tese de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), defendida este ano. Marcela estuda, desde 2007, os efeitos de uma bebida à base de farinha de bagaço de suco de uva sobre o estresse oxidativo – desequilíbrio entre a produção e neutralização de radicais livres e marcadores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres saudáveis. Eis o achado: o líquido tem potencial para contribuir para a prevenção e redução de algumas doenças, como os cânceres e o envelhecimento precoce.

Sob a orientação da professora Elizabeth Torres, da USP, a pesquisa começou há quatro anos, depois da conclusão do estudo de doutorado de Emília Ishimoto, que é pesquisadora do Departamento de Nutrição da mesma faculdade. Emília suplementou hamsters hipercolesterolemizados (que têm nível alto de colesterol no sangue) com a farinha e observou que houve redução de gordura no plasma dos animais, inibição e oxidação do LDL-colesterol (o mau colesterol) e aumento da atividade das enzimas antioxidantes. Os resultados animaram Marcela e foram o pontapé inicial para a obtenção da bebida. Ela usou como matéria-prima a farinha patenteada por Emília Ishimoto e a professora Elizabeth em 2008.

Esta espécie de pó mágico é formada por cascas e sementes obtidas das uvas prensadas depois da separação do líquido (suco concentrado) a ser engarrafado. A bebida desenvolvida por Marcela é composta por 4,75% dessa farinha e outros ingredientes como goma xantana (fibra), sucralose (para dar sabor), ácido cítrico (vitamina C e conservantes) e água potável. A produção ocorre a partir do acréscimo de água à farinha e da homogeneização, feita por técnica industrial. De acordo com a pesquisadora, o produto tem aparência semelhante ao suco de açaí. “A farinha de bagaço de suco de uva tem expressiva quantidade de fibras e de compostos antioxidantes. Nossa hipótese era de que o produto diminuiria o estresse oxidativo”, comenta Marcela.

A má notícia é que a bebida em si não será disponibilizada no mercado, mas, a farinha, em breve, poderá ser comercializada. “Ela é patenteada e a indústria que adquirir essa patente irá usá-la como quiser. Acredito que investirão num produto mais refinado, com maior valor agregado. Mas se quiserem fazer uma bebida igual à que usei no meu doutorado, tudo bem”, diz a pesquisadora.

Teste
Para testar o potencial da novidade, uma das fases do estudo envolveu a análise de quatro etapas em 15 mulheres saudáveis. Inicialmente, foi feita a coleta de sangue como amostra controle para verificar as modificações ao longo das demais fases, e em seguida as mulheres foram divididas em dois grupos. O primeiro ingeriu, por 15 dias, a bebida de farinha. Posteriormente, não beberam nada que contivesse uva por 15 dias. Nos últimos 15 dias, ingeriram um suco comercial em pó de uva de baixa caloria, equivalente à bebida em estudo. O segundo grupo intercalou o suco em pó, nada e a bebida.
A cada etapa, o sangue era novamente coletado. Foi recomendado a todas as mulheres que não modificassem a dieta. Elas apenas não beberam, nem comeram mais nada que pudesse conter uva e, assim, interferir na análise. O resultado mostrou que nenhuma modificação significativa pôde ser percebida depois da ingestão do suco em pó em relação à amostra controle de sangue. Já quanto à bebida proveniente da farinha de bagaço, a melhora foi significativa no que se relaciona à capacidade antioxidante.

“Os principais resultados foram o aumento da capacidade antioxidante do plasma e redução de dano ao DNA de linfócitos das voluntárias depois do consumo diário, por 14 dias, de 300 mililitros da bebida composta pela farinha”, conclui Marcela Monteiro, lembrando que o bagaço da uva é uma matéria-prima rica em compostos bioativos. Em outras palavras, o plasma passou a ter mais poder em neutralizar espécies reativas, os famosos radicais livres envolvidos no surgimento de diversas doenças. Esses radicais também podem atacar o DNA, o que pode ser prejudicial à saúde.

Comprovação
Os benefícios da uva não são de hoje. Antes das pesquisas apresentadas na Universidade de São Paulo, muitas outras já comprovaram que a fruta tem mesmo propriedades benéficas para a saúde. A nutricionista e mestre em ciência da saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Joyce Andrade Batista lembra que tomar diariamente uma taça de vinho ou um copo de suco da uva concentrado é uma forma de garantir a qualidade de vida, uma vez que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Ele tem o chamado ‘colesterol bom’. “Mas, em Minas Gerais, não temos tanto o hábito de tomar suco de uva, como é feito no Sul do Brasil. Aqui, bebemos aquelas bebidas armazenadas em caixinhas ou garrafas, que não têm o mesmo efeito. Não adianta também comprar a bebida e encher de açúcar”, diz, destacando que, na capital, é fácil encontrar o refresco integral concentrado no Mercado Central e, em alguns supermercados. “Já o vinho tinto é achado em vários pontos. Uma taça por dia é o recomendável”, avisa.



As sementes e a casca
Ambas contêm flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol, que são substâncias que colaboram para prevenir e melhorar o metabolismo e problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares. Elas têm atividades antioxidantes, que contribuem para o efeito de proteção do coração, incluindo a habilidade de inibir as atividades de formação de trombose. Além disso, o consumo diminui as chances de obstrução dos vasos sanguíneos e reduz potencialmente os lipídios plasmáticos (entupimento das artérias.)

Suco de uva integral (concentrado)
Os sucos também contêm os flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol. Não é recomendado exagerar na dose, pois a bebida, apesar dos benefícios, apresenta alto valor calórico. Deve ser consumido com moderação, recomendado de um a dois copos de 200ml por dia.

Vinho branco x vinho tinto
A diferença na quantidade de compostos fenólicos (as três substâncias – flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol) dos vinhos tintos e brancos não se deve apenas à presença das antocianinas (moléculas responsáveis pela pigmentação da uva, portanto, ausentes em uvas brancas), mas também aos processos de fabricação para obtenção do vinho. Em alguns tipos de vinho tinto, as uvas são esmagadas com o engaço (aqueles raminhos que sustentam o cacho da fruta), casca e semente, gerando maior quantidade de compostos fenólicos. O engaço contém de 1% a 4% de compostos fenólicos; a casca, cerca de 1% a 2%; e as sementes 5% a 8%.

*Com informações do Jornal EM - Estado de Minas - http://www.em.com.br





Observações desse Blogueiro:
Intrigantemente, talvez sem relatividade alguma, mas vale ressaltar, a configuração de um
cacho de uvas se parece muito com a configuração do DNA*:



*DNA:  é a molécula principal de cada célula.

******************************************************************
******************************************************************
 
 
ENERGIAS NEGATIVAS - Como se proteger
 

 
Dicas para se proteger das energias pesadas, ditas "negativas".
Todos nós sabemos as energias negativas são uma das maiores preocupações do ser humano.
Procurar fugir delas é besteira.
Ela nos alcança em qualquer lugar do planeta.
Mas, podemos nos defender, começando a tomar uma série de atitudes e providências..
Abaixo segue seis dicas pessoais para começar a combatê-las.
 
1. NÃO TEMER NINGUÉM
 
Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o medo.
Sentimento capaz de uma profunda perturbação interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques.
Temer alguém significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais; temer significa falta de fé.
O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.
 
2. NÃO SINTA CULPA
 
Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem.
Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido. Sustente as suas vitórias sempre!
 
3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA
 
Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação.
Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Em vez de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas?
Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.
 
4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO
 
A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a "Auto-Obsessão".
A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma idéia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo. Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos.
"Auto-Obsessão" significa não se gostar, não se apoiar, se autoboicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. Auto-obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros.
Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível.
A força interior é nossa maior defesa.
 
5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS
 
As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros.
Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar "incompatibilidade" com as forças do mal. Lembrem-se: energias incompatíveis não se misturam.
 
6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS
 
As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a mente e o coração.
Mantenha ambos sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, e fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.
 
Evite lugares densos e de baixo nível.
 
Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível. 
 
TENHA CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário