segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bem-humorado, Chávez diz que Dilma ‘roubou o seu coração’

Bem-humorado, Chávez diz que Dilma ‘roubou o seu coração’

Em discurso, presidente venezuelano se mostrou à vontade e brincou com sua fama de falar demais


Foto: Presidência da República

Presidente da Venezuela se mostrou à vontade em discurso em Brasília
 
Sorridente e bem-humorado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez piada hoje (6) com a própria fama de falar demais e fazer longos discursos. “Prometo que serei breve”, afirmou ele, antes de discursar, por 21 minutos, no Palácio do Planalto. “Podem marcar no cronômetro, pois (a presidenta) Dilma (Rousseff) resumiu quase tudo que eu tinha para dizer aqui”, disse. “Não farei como Fidel (Castro, ex-presidente de Cuba, também famoso por discursar por horas a fio), que fez um brinde de duas horas.”

Mantendo o tom emocional que caracterizam os discursos do líder venezuelano, Chávez afirmou que a afinidade com o Brasil é tanta que reage ao hino nacional brasileiro da mesma forma que reage ao ouvir a execução do hino da Venezuela. “Hoje, quando ouço o hino do Brasil, fico tão emocionado quanto quando ouço o nosso", disse ele.

Sentado ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Chávez disse que ela “roubou” o coração dele. “Na primeira vez que falei com Dilma, ela me roubou o coração, foi em Caracas, ela era ministra de Minas e Energia”, afirmou ele, olhando na direção de Dilma, que sorriu acenado a cabeça.

Lembrando sobre as antigas parcerias existentes entre Brasil e Venezuela, Chávez afirmou que a admiração dos venezuelanos pelos brasileiros vêm desde o século 19, com o herói revolucionário Símon Bolívar, que liderou na América do Sul uma onda de independência de colônias espanholas. Segundo ele, em 1830, ao receber o primeiro embaixador brasileiro, Bolívar fez uma análise sobre o destaque da presença do Brasil na América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário