terça-feira, 14 de junho de 2011

Minas verá ECLIPSE TOTAL da LUA, quarta

Minas verá eclipse total da lua na próxima quarta

Se você gosta de fenômenos da natureza, fique atento ao céu na próxima quarta, dia 15. Um eclipse total da lua poderá ser visto no Brasil. A  fase de total penumbra  terá início às 16h22 e terminará às 18h03, durando uma hora, 40 minutos de 13 segundos, tempo suficiente para permitir aos mineiros observar o satélite encoberto na meia hora final dessa fase.

O fenômeno promete ser bonito, porque a lua aparecerá eclipsada bem próxima à linha do horizonte, dando a impressão de que é maior. Só o começo do fenômeno não poderá ser visto do Brasil, já que a lua nascerá no país no começo da noite.

De acordo com o Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, para ver o eclipse, o ideal é estar em um local alto, que permita uma visão desobstruída do leste. Quanto mais distante vermos o horizonte leste, mais cedo veremos a Lua nascer e por mais tempo veremos esse eclipse. O Observatório estará aberto para quem quiser ver tudo de lá.

 De acordo com o mapa abaixo divulgado pelo observatório, quem estiver em alguma localidade sobre a linha P1 (à esquerda da região de visibilidade total), verá a lua nascer no início da primeira fase penumbral. Quem estiver sobre a linha U1 (também à esquerda da região de visibilidade total), verá a lua nascer no início da fase parcial. E quem estiver sobre a linha U4 (também à esquerda), verá a lua nascer no final da fase parcial.

  

* Com informações do Portal UAI ( www.uai.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário